"Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado" (R.R)

.

4 de dezembro de 2009

Sempre Flamengo?

JeEH Alves


Fazia um bom tempo que eu não aparecia aqui p/ postar. Por alguns motivos ultimamente eu estava sendo apenas leitora do meu blog, hehe (Cada doido com suas doidices!). Mas depois de escrever sobre o dia da Consciência Negra resolvi agora entrar em campo falando de futebol! Já postei sobre um monte de coisa, porém o futebol ainda não passou por aqui. Mas antes preciso esclarecer que não sou nenhuma capeliinha, maria chuteira e muito menos perita em assuntos
futebolísticos. O caso é que o mundo do futebol chama atenção até dos leigos - como euziinha - de várias formas, e quem mora em um país onde o futebol é simplesmente o esporte mais aclamado não tem como não ser de alguma forma influenciado e acompanhar na rotina os efeitos dos lances no gramado.

Uma coisa em particular que me chama atenção no futebol são os torcedores. Um tipo peculiar de torcedor em especial, o que eu chamo de torcedor oculto. Dia desses até comentei com alguém sobre isso. Esse torcedor é aquele que geralmente não comenta pra qual time torce e fica quieto quando o time perde, mas quando o time tá de boa ele desenterra a camisa do time, pinta a cara, abre o berreiro e rasga o verbo contra o torcedor adversário. Ele quer a todo custo demonstrar que compartilha da emoção do time. Fogo de palha!

Domingo passado, as ruas se tornaram uma passarela de torcedores do Flamengo. Nunca tinha visto tanta camisa do Fla em tanto lugar aqui em São Luís. Um verdadeiro desfile à céu aberto em prol do movimento Eu sou Flamengo foi realizado de forma inconsciente pelos supostos, prováveis e reais torcedores do time. O movimento foi bastante democrático e tinha espaço para todos os gêneros e idades. Homens, mulheres, crianças e pititiquinhos (que nem sabiam o motivo do alvoroço) saiam às ruas e exibiam sua camisa do Fla. Isso acontece com todo time que ganha. Quiseram os jogadores contar com a mesma quantidade de torcedores que eles têm depois de uma partida vencida, nos jogos em que os resultados não são tão satisfatórios ou mesmo durante a partida.

O fato me chamou atenção justamente por que é extremamente comum e visível esse comportamento. Não só com a torcida do Flamengo, com todas. Usei como exemplo por que foi a vez mais recente que acompanhei esse "fenômeno" e não poderia deixar de deixar minha impressão aqui. Fica a pergunta: Se o Fla tivesse perdido quantos dos que desfilavam pelo time ostentariam a mesma camisa nas passarelas à fora?

origem da ilustração: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.artemanha.org/wp-content/uploads/2009/02/cartao-04-copy06-peq.jpg&imgrefurl=http://www.artemanha.org/pintura-digital/torcedor/&usg=__XM8CcoQkqcfcFzpWtyoTCYAXQuU=&h=709&w=433&sz=136&hl=pt-BR&start=32&itbs=1&tbnid=y8ORkb7cZ_uCdM:&tbnh=140&tbnw=86&prev=/images%3Fq%3Dtorcedor%2Bilustra%25C3%25A7%25C3%25A3o%26gbv%3D2%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D18






4 comentários:

  1. Verdade. Constatação excelente. Mas que fique claro que isso acontece a todos os time. Torcedor que é torcedor é na derrota e na vitória.

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade e acontece em todos os âmbitos da sociedade,por exemplo, só se amigo de alguém no momento da alegria, aí quando bate a tristeza...deixa pra lá!

    ResponderExcluir

Dá uma olhada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...