A tela do pc em branco e a lista do cursor de escrever piscando nesse quadrado reservado à
escrita de posts são tão sugestivos e empolgantes que toda vez que me disponho a escrever aqui o difícil mesmo é decidir sobre qual assunto, já que são tantos...
Já que estamos em Novembro e ao dia 20 do mês é comemorado o Dia da Consciência Negra, não vejo por que não falar no assunto. Mas o que é mesmo que se entende por Consciência Negra? O calendário do país que é talvez o mais miscigenado do mundo tem um dia que celebra essa tal consciência. Mas será que sabe-se de fato o seu significado?
Consciência. Quem tem?

Vamos então começar... pelo começo! Consciência segundo o bom Aurélio dentre outros significados quer dizer: Conhecimento. Percepção mais ou menos clara dos fenômenos das mais variadas naturezas. A verdade é que consciência pode ter um monte de significados.
Vamos então por outra via. O aurélio não iluminou tanto... Ter consciência. O dia da consciência negra é reservado à reflexão sobre as contribuições, cultura e presença negra em nosso país. Para tanto, uma série de programações são realizadas em todo o país, o que é bem legal. Mas admiro principalmente aqueles trabalhos nos quais é possível incorporar e participar mais ativamente, afinal a presença negra além de estar na veia de cada brasileiro, está no jeito, na comida, na dança e tudo mais. O Brasil não sería Brasil sem a cultura negra! Hoje é difícil até fazer alguma distinção de pele (apesar de alguns ainda teimarem nisso), já que somos a mistura heterogênia mais homogênea que pode existir. As árvores genealógicas mais criativas e

cheias de galhos são oriundas desse país tropical. Viva tudo isso!
A verdade é que além de sermos super agraciados pela nossa disponibilidade de recursos naturais e alto potencial de desenvolvimento (ainda bem pouco aproveitado), somos também o país mais miscigenado, precisamos reconhecer e valorizar isso. Que outro país ostenta todos esses atributos? Fala sério. Nenhum. Então acredito sinceramente que cada povo que faz parte desse país tropical deu grande parcela de contribuição para a feição desse menino Brasil. Posso até parecer do contra mas acredito que talvez fosse mais sensato falar em consciência humana e aqueles atrasadiinhos que insistem em permanecer arcaicamente ligados ao lance da melanina/ cor da pele apertem o F5. É hora de repensar certos conceitos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário