"Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado" (R.R)

.

11 de setembro de 2009

Por rotas menos entediantes...

Trânsito meu, trânsito seu, engarrafamento nosso!
JeEH Alves
Engarrafamento aqui, sinal fechado ali e pronto! O caminho de volta pra casa pode se tornar um suplício e parecer uma viagem, ainda mais se for grande a vontade de chegar logo ao destino pretendido. A distância parece até duplicar diante dos preciosos minutos que rolam à mercê da lentidão no famoso coletivo. A verdade é que inconvenientes e imprevistos nas vias às vezes caem como verdadeiros testes de paciência.
"Eles não mudam isso!", "tá cada vez pior" e "acelera, motora!" são apenas alguns dos comentários constantemente ouvidos no bus na hora do engarrafa, aí o stresse rola solto e acaba sobrando também para o motorista, que ouve poucas (nem tão poucas) e boas (que estão mais para o contrário). Então vamos falar sobre o trânsito (no sentido chato da coisa), já que é um assunto abrangente, mexe com o nosso cotidiano e bem poucos são os invictos a aborrecimentos causados por ele.
Vamos então ao conhecido coletivo, busão, GOL, ou como queiram... A verdade é que ele quebra um bom galho - não só no que se refere a dinheiro, mas cabem também outros atributos a ele: Constitui o principal meio de transporte inter municipal pra muita gente, além de ser bem mais ecológico que o transporte individual. Dizem que só se dá valor na ausência... Pois é justamente na greve que se percebe o quanto somos dependentes do transporte coletivo. É só sair nas ruas em dias como esse pra ver nas paradas cheias e na grande quantidade de carros (eu não disse pessoas habilitadas a dirigir...) pra perceber isso. As vias se tornam um verdadeiro projeto de caos generalizado. Cada um no seu compacto - aliás, nessas horas aparece tanto carro, que nem dá pra entender de onde - e vários destinos diferentes.
Tanta gente passa por tanto lugar ao mesmo tempo e quando acontece algo diferente ali ou simplesmente o fluxo é maior, é bom contar até 10 - ou quem sabe mais... é certo que o estado de algumas vias também não ajuda muito, a lotação instiga o calor da discussão e assim a rota segue, cambaleando. O certo é que podiam ser pensadas propostas que otimizassem nossas rotas, afinal o problema é de todo mundo, o governo às vezes fica só no vermelho e ainda vai na contramão. Não dá pra passar por cima e é muito chato tapar buraco.




4 comentários:

  1. Oi, Jéssica!

    adorei! Unindo bom humor a um leve tom de crítica, você fala bem o que todo mundo passa e nem todos param para pensar.

    Trânsito é um caso sério mesmo, mas quando falamos especificamente de ônibus podemos ver um potencial interessante para histórias das mais variadas. Sou usuária do transporte coletivo e costumo observar bastante o cenário e os personagens que habitam esse universo (hehehe). A verdade é que já vivi de tudo em ônibus e acho que de alguma forma todos têm alguma história para contar. Tenho vontade de escrever sobre isso, reunir em crônicas o que se passa de inusitado, curioso, divertido e até problemático dentro dos busões da cidade. Se você tiver algo pra contar, podemos conversar...

    Grande abraço!

    Talita Guimarães

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Thalita!
    O ônibus é mesmo um universo, e tem um mundo de coisas que se observa e pode se contar de histórias que rolam ai. Eu já presenciei um monte delas, acho q todo mundo, na verdade e algumas delas depois q passam até rendem boas gargalhadas.

    bjos
    apareça sempre

    ResponderExcluir
  3. Joyce
    eita jéh, se inspirou em mim não é? agora eu sei que as horas que passo no paranã não foram em vão. Serviram de inspiração para o seu interessante texto;)parabéens !
    ah uma vez escrevi uma crÔnica que retratava um acontecimento verídico acontecido no Vila São José: uma festa de aniversário!depois te conto
    :D
    BJOOOOOOOO PODEROSAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  4. êta, jooh!
    o busão dá cada dor de cabeça...
    mas tbem inspira.
    :D
    depois qro saber essa história direitinho
    e mais: qro ver postada

    ResponderExcluir

Dá uma olhada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...