"Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado" (R.R)

.

24 de fevereiro de 2010

Um bom discurso e o que MAIS?

Ano de eleição presidencial! Todo mundo tá careca de saber que de quatro em quatro anos a nação brasileira se reúne – como em toda boa democracia – para eleger um novo candidato a presidente – para comandar o barco e dizer para quais mares navegar (viajeei, mas td beem...).Se você tem mais de 18 e menos de 60 (média) tem a obrigação de marcar presença frente às urnas. Esse compromisso parece pouco agradável a muitos já que a credibilidade de nossos políticos despencou mais que a bolsa americana ano passado. Daqui até Outubro o horário político vai bombar, musiquinhas eleitorais ecoarão e bandeiras acenarão o número de candidatos X, Y e Z. Mas não sou nenhuma expert em política e nem estou aqui pra falar disso, mas em um assunto que constantemente atrela-se a ele: a argumentação e o discurso.

Nunca fui muito boa em convencer e impor opinião por meio da fala, mas admiro quem porta esse dom e faz bom uso dele. Ao longo da história você encontra várias figuras que pintaram, bordaram e fizeram história (nem sempre positiva) por que mesmo com opiniões hoje consideradas prepotentes, deitavam e rolavam no poder, influenciando multidões pelo simples fato de serem hábeis argumentadores e encontrarem cenários propícios à utilização de tal artimanha. Nosso tão conhecido e odiado Hitler pode ser o exemplo máximo disso.

Hitler não era de família nobre, não tinha dinheiro, nem dons literários. E venhamos e convenhamos.. nem bonitiinho era (aquele bigodiinho era uó). Quando jovem aspirava ser pintor, mas resolveu se engajar na política. A sorte do cidadão era que em resumo ele era altamente eloqüente, falava com convicção e conseguiu convencer um país fragilizado a embarcar nas idéias prepotentes que ele tiinha, afundando a vida de muita gente inocente (os judeus). Galeera, a culpa pelo holocausto não foi só de Hitler. O país deu corda... concordavam com as idéias dele. Prova de que eloqüência e capacidade de argumentação nem sempre significam sensatez. Na maioria das vezes é apenas status e influÊnciia. Uma pena!

Em ano de eleição considerar isso parece não ser nada mau.^^

Discurso de hitler a jovens e adolescentes. Confere! >>> http://www.youtube.com/watch?v=lAi7UnXp9Aw. A propósito: a imagem é um discurso de Hitler em Nurenberg, em 1935.



7 comentários:

  1. Nossa cassiJe,forte o que escreves,porem eloquência eu vejo como a capacidade de persuasão quase a mesma coisa que falastes,mas a persuasão impõe ao "persiadido" uma ação, e Hitler era persuasivo.

    ResponderExcluir
  2. é isso, Thi! Ele persuadia por que tinha forte habilidade argumentativa e eloquência.^^

    ResponderExcluir
  3. Jéssica, eu ADOREI teu texto, sério mesmo. Faz tempo que eu não lia um texto tão bem escrito, bem humorado, ácido na medida certa, com um assunto tão bem retratado, apesar das poucas linhas. Parabéns! Mas não só por escrever tão bem, é por também levantar uma questão tão importante quanto a capacidade das pessoas analisarem o que ouvem.
    É realmente muito relevante tentar fazer com que as pessoas sejam mais críticas e atentas, nunca é tarde pra fazer com que o povo abra os olhos.
    Abraços!
    Até.

    ResponderExcluir
  4. Nem sei se foi uma tarefa lá tão difícil, afinal a Alemanha que Hitler comandou precisava de auto-afirmação, de respostas e culpados para os fracassos. Ele só deu o que o povo queria, ultra-nacionalismo, a culpa sobre os judeus - um detalhe histórico da região onde ele nasceu que precisa ser tratado com cuidado.
    Mas, de fato, até hoje os publicitários o tem como mestre da propaganda.

    E essa história de não conseguir impor sua opinião pra mim tah meio mal contada, né, jê?

    ResponderExcluir
  5. É sériio, Juh.. na fala não sou muito do tipo de pessoa q impõe opinião e talz não. No máximo exponho. Talvez na escrita eu me saia melhor.

    ResponderExcluir
  6. aiai, jornalista...lembra de mim e do pobre bizú daqui pra frente, heim?
    modesta!
    rsrs

    ResponderExcluir
  7. meniina, o jornalismo ficou p/ mais tarde. Mas valeu aii! :)

    ResponderExcluir

Dá uma olhada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...