"Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado" (R.R)

.

11 de março de 2010

Quanto aos OPOSTOS




"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem!". É assim que inicio esse post descompromissado pra falar de... tchanananãããã: OPOSTOS!
Quem nunca quis saber o porquê da existênciia de forças contrárias e antônimas que na verdade longe de se repelir parecem mais se completar? Se o crédito que se dá ao famoso clichê "Os opostos se atraem" de fato é válido eu não seei, mas que isso desperta uma enorme curiosidade na presente tecladora isso, siim eu posso garantiir.
O que seríam dos heróis sem os bandidos? Tom sem Jerry? O claro sem o escuro? O próton sem o elétron? Antes que alguém comece assim como eu a querer completar com: Piu piu sem frajola, futebol sem bola... vou ao que interessa antes que o assunto vá para o beleléu.
Equilíbrio! Tá na cara! Foi o que pensei. Os opostos existem para que haja equilíbrio. Mas quem garante? O Yin Yang, meus caros. Esse nomeziinho que soa estranho aos nossos ouvidos abrasileirados explica o tal emblema. Ele é a representação do princípio da dualidade segundo a cultura chinesa. Em resumo, diz que as forças complementares compõem tudo o que existe, gerando equilibrio. É claro que tem muito mais filosofia e fundamentação sustentando o símbolo branco e preto, mas vou me ater a isso. Eu na minha margem de segurança (absoluto desconhecimento sobre o simbolo) achava ele "bonitinho". Mas tem muita gente por aii que usa ele sem saber o significado, que eu seei, haha! (alivio..)
Veja só: Pensei nos opostos, puxei heróis, lembrei elétrons, que faziia questão de deixar de escanteio por uns tempos desde que abandonei a maratona do vestiiba e enfim mergulhando na cultura da galera do Sol nascente percebii que a galera do lado de lá já tinha interesse no assunto ha muito tempo. Com direito a fundamentação e tudo, enquanto eu aqui só matutava. Espertos eles, né?!
Aplicações afetivas da teoria dos opostos (tomei a liberdade) tais como na Física e na cultura chinesa alguns garantem, mas a comprovação nem sempre é fato. Vai uma teoria ai? Enquanto isso fico com a de autoria de Fernando Anitelli: "Os opostos se distraem, os dispostos se atraem"
Eu e a mania de contrariar...
Viva o equilíbrio! Mesmo que às vezes tão ausente.
JeEH Alves

4 comentários:

  1. É por aí mesmo. A vida é uma inconstante onde sempre alternamos entre os opostos, justamente para saber o valor de cada um. Como vc mesmo disse, quem daria valor pra paz se não conhecesse as mazelas das guerras?

    ResponderExcluir
  2. Precisamos sempre dos opostos pra confirmar as qualidades ou defeitos de determinada situação, pessoa, coisa... É assim que funciona a lógica da nossa vida. Ótimo post, Jéssica!
    Beijos, até.

    ResponderExcluir
  3. É como Mary falou...

    Acho que os opostos servem para que possamos melhorar cada vez mais...Pois sempre mostra o nosso lado contrário, seja ele ruim ou bom.

    Beijo, Jéh

    ResponderExcluir
  4. Oie linda!Parabéns amei seu blogs...
    amoOo essa priminha....
    Que Deus te abençõe sempre!
    bjoooos

    ResponderExcluir

Dá uma olhada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...